CR Controle Remoto 01/03/2024
As pilhas alcalinas são, sem sombra de dúvida, a melhor opção em termos de durabilidade de carga. São pilhas de alta performance e seu uso é recomendado para os mais diversos tipos de aparelhos eletrônicos que necessitam de muita energia e respostas rápidas de carga quando utilizados. Entretanto, o uso deste tipo de pilha em um controle remoto tem sido a causa de muita "dor de cabeça" para um grande numero de pessoas, isto por conta dos constantes “vazamentos” do material alcalino da pilha para dentro do controle remoto o que causa oxidação nos componentes e na placa de circuito impresso.
O controle remoto de uma TV, por exemplo, é um acessório que fica constantemente ligado - em standby. Para que funcione basta apertar o botão da função desejada e pronto. O comando é enviado para o sensor na TV que interpreta e obedece o comando. Fora este momento, a maior parte do tempo fica em repouso (standbay) e continua ligado.
Como a pilha alcalina foi feita para disparos rápidos de energia ela continua trocando eletrons entre elas fazendo circular a corrente pelo controle remoto, e como não consegue "disparar" (se livrar da carga), começa a produzir pequenas quantidades de gás hidrogênio, junto a isto, a constante troca de elétrons e a oxidação dos materiais que compõe a pilha, causam o aumento da pressão interna acelerando o processo químico, forçando o rompimento de seu invólucro vazando material alcalino para dentro do controle.
Ou seja: A pilha alcalina "estoura", espirrando material alcalino (altamente corrosivo), para dentro do controle remoto.
Por causa do acúmulo de gás hidrogênio, que é inflamável. Conforme descrito acima,cCom o passar do tempo, os componentes químicos formam naturalmente esse gás, que se armazena dentro da pilha que podem entrar em combustão devido a uma série de fatores. O estouro de uma pilha AA - comum ou de uma pilha AAA - palito, é teoricamente inofensivo, mas há relatos de pessoas que se machucaram com baterias maiores, como as de laptops.
As alcalinas soltam um líquido incolor que se transforma em um pó branco. Já as pilhas comuns, quando estouram, soltam um líquido marrom, que é a mistura dos metais na parte interna. Nos dois casos, elas não podem ser utilizadas novamente.
* Constatamos que todas as marcas de pilhas alcalinas quando utilizadas no controle remoto acabam vazando seus componentes quimicos para dentro do controle. Ou estouram, ou contaminam o suporte com um pó branco ou oxidam rapidamente o metal das molas e conectores do suporte das pilhas (o aspecto marrom da foto acima).
O recomendado é a troca das pilhas de seis em seis meses para evitar o dano causado pelo vazamento.
As pilhas comuns ou pilhas secas são mais indicadas para equipamentos que requerem descargas leves e contínuas, como controle remoto, relógio de parede, rádio portátil e brinquedos.
As pilhas alcalinas dispõem de 50 a 100% a mais de energia que uma pilha comum do mesmo tamanho, sendo indicadas para equipamentos que exigem descargas rápidas e mais intensas, tais como rádios, tocadores de CD/DVD, MP3 portáteis, lanternas, câmeras fotográficas digitais etc. Para identificar se a pilha é ou não alcalina verifique na embalagem e no corpo da própria pilha. Você encontrará escrito: Alkaline, ou Alcaline, ou Alcalina, dependendo da marca. Vários fabricantes utilizam as três expressões.
Nossa recomendação para uso em controle remoto, é de pilhas secas. A Panasonic azul se mostrou a com menor indice de vazamentos, cerca de 1% dos controles – Vale ressaltar que nesses casos houve um longo período sem uso do controle remoto.
Devo esclarecer que o uso de pilhas alcalinas não é proibido no controle remoto. O que fazemos aqui neste artigo, é uma recomendação dado que o risco de vazamentos é altíssimo, mas cada pessoa decide se a sugestão é válida ou se prefere conferir na prática se o vazamento acontece ou não.
Raramente, pilhas comuns ocasionam este defeito. Não existe a obrigação de usar pilha alcalina no controle remoto. Você pode usar pilhas comuns pois o resultado será o mesmo. A diferença é que a pilha comum esgotará sua carga um pouco antes da pilha alcalina, com menos tempo para vazar dentro de seu controle remoto. Mas, cuidado, pilhas comuns também vazam. Verifique periódicamente o estados das pilhas do seu controle.
Acima a placa de um controle de ar condicionado Springer, de parede, que chegou em nossa oficina para reparo. O dono não percebeu que as pilhas haviam vazado no compartimento.
Abaixo a imagem de um controle remoto de ar condicionado, agora da marca York, que usava pilha alcalina de marca famosa e que vazou material alcalino para dentro da caixa, corroendo 80% das trilhas de cobre da placa de circuito impresso.
Não houve condições para o reparo do controle remoto, pois a oxidação destruiu 80% do circuito impresso e danificou o Circuito Integrado que controla todas as funções do ar condicionado. Prejuízo para o cliente que se viu obrigado a comprar um controle remoto novo.
Uma forma de diminuir o prejuizo por defeitos causados pelo vazamento das pilhas no controle remoto, é o uso de pilhas recarregáveis. O recomendado é comprar um kit com quatro pilhas recarregáveis e o carregador, que serve tanto para pilhas AAA (palito) como para AA (pequenas) e até baterias de 9Volts.
A CR Controle Remoto recomenda o Carregador De Pilhas + 4 Pilhas Aaa Palito Recarregáveis Mox
O preço de custo parece ser salgado no inicio em relação a pilhas comuns ou alcalinas, mas compensa pelo tempo de uso. Uma pilha recarregável suporta mais de quinhentas recargas, e a vida útil de cada pilha recarregavel é de aproximadamente (dependendo do uso e do equipamento) um ano e seis meses a três anos, compensando o "investimento".
Ao esgotar a carga, basta por no carregador para que volte a funcionar plenamente.
Vídeo com dicas: Por que pilhas alcalinas vazam no controle remoto?