Fale Conosco | Telefone: (21) 2450-3079 | Whatsapp: +55 21 974079824

Porque não recomendo o uso de pilhas alcalinas no controle remoto.

Publicado por CR Controle Remoto

Por que não recomendo o uso de pilhas alcalinas em controle remoto? Você pode até dizer que são melhores, oferecem mais carga, duram mais tempo. Sim, você está certo, porém, quando usamos este tipo de pilha em um controle remoto podemos transformar esses beneficios em prejuízo.

Ao longo de todos esses anos consertando controle remoto descobri que a maior causa de desfeitos em controle remoto é: pilhas alcalinas vazando eletrólito mesmo com a data de validade longa. O vazamento do material alcalino corroi o circuito impresso do controle em curto espaço de tempo. Verifiquei que todas as marcas vazam, e as de procedência chinesa são campeãs em vazamento.

Mas por que isto acontece no controle remoto?

Um controle remoto é um aparelho eletrônico que permanece ligado enquanto houver carga nas pilhas que foram inseridas nele. Ele está pronto para obedecer, enviando sinal para o aparelho que controla, toda vez que seus botões são acionados.

Ficar ligado 24 horas por dia leva o controle a consumir a carga das pílhas. Como a maioria dos controles utiliza duas pilhas na alimentação, pode acontecer uma diferença de voltagem nas pilhas por conta do consumo em standbay, ocasionando o aumento da pressão interna acelerando o processo quimico aquecendo a pilha, forçando o rompimento de seu invólucro causando vazamento do material alcalino para dentro do controle.

Por que as pilhas alcalinas vazam tanto?

Por causa do acúmulo de gás hidrogênio, que é inflamável. Com o passar do tempo, os componentes químicos formam naturalmente esse gás, que vai se armazenando dentro da pilha e pode entrar em combustão devido a uma série de fatores. O estouro de uma pilha AA é teoricamente inofensivo, mas há relatos de pessoas que se machucaram com baterias maiores, como as de laptops. Pilhas comuns, quando estouram, soltam um líquido marrom, que é a mistura dos metais na parte interna. Já as alcalinas soltam um pó branco. Nos dois casos, elas não podem ser utilizadas novamente.

Pilhas secas e pilhas alcalinas

O recomendado é a troca das pilhas de seis em seis meses para evitar o dano causado pelo vazamento.

Video com dicas: Por que pilhas alcalinas vazam no controle remoto?

As diferenças:

As pilhas comuns são chamadas tecnicamente de – pilhas secas – As pilhas de alta capacidade são fabricadas com diversos tipos de materiais, no nosso caso tratamos de – pilhas alcalinas. Para identificá-las verifique na embalagem e no corpo da pilhas. Você encontrará escrito: Alkaline, ou Alcaline, ou Alcalina, dependendo da marca. Vários fabricantes utilizam as três expressões.

Pilhas secas e pilhas alcalinas

Nossa recomendação, para uso em controle remoto, é de pilhas secas. A Panasonic azul se mostrou a com menor indice de vazamentos, cerca de 1% dos controles – Vale ressaltar que nesses casos houve um longo período sem uso do controle remoto.

Recomendo o uso de pilhas comuns.

Raramente, pilhas comuns ocasionam este defeito. Não existe a obrigação de usar pilha alcalina no controle remoto. Você pode usar pilhas comuns pois o resultado será o mesmo. A diferença é que a pilha comum esgotará sua carga um pouco antes da pilha alcalina, com menos tempo para vazar dentro de seu controle remoto. Mas, cuidado, pilhas comuns também vazam. Verifique periódicamente o estados das pilhas do seu controle.

Nossa recomendação é que não usem pilhas alcalinas em seus controles. Façam uso de pilhas comuns. Pilhas comuns esgotam sua carga e simplesmente param de funcionar, bastando a troca por novas sem prejuízo de oxidação.

Veja algumas imagens:

Placa do controle remoto de ar LG corroída pelo ácido das pilhas

Acima a placa de um controle de ar condicionado LG, de parede, que chegou em nossa oficina para reparo. O dono não percebeu que as pilhas haviam vazado no compartimento.

A principio não imaginou que o defeito poderia ter sido causado pelo vazamento das pilhas, já que usava pilhas de marca famosa e a mais vendida do mercado.

Abaixo a imagem de outro controle remoto de ar condicionado, agora da marca Consul, que usava pilha alcalina de marca famosa e que vazou eletrólito para dentro da caixa, corroendo 40% das trilhas de cobre da placa de circuito impresso.

controle remoto Consul de ar condicionado com pilhas estouradas

O resultado foi a impossibilidade de reparo no controle remoto de ar condicionado Consul pois corroeu o teclado, 40% das trilhas do circuito impresso e danificou o CI processador das funções do ar fazendo-o entrar em curto. Prejuízo para o cliente que se viu obrigado a comprar um controle remoto novo.

O uso de pilhas recarregáveis

Para diminuir o prejuizo de defeitos como este, passe a usar pilhas recarregáveis em seu controle remoto. Este tipo de pilha tem um custo maior que as pilhas comuns ou alcalina mas seu uso se prolonga por anos, bastando para isso, sempre que a pilha acabar a carga, usar um carregador para que volte a funcionar plenamente.

Video com dicas: Por que pilhas alcalinas vazam no controle remoto?

Por Redação
CR Controle Remoto

Publicidade

Marcas + Procuradas