Telefones: (21) 2450-3079 | Whatsapp: (21) 99459-7369

Porque não recomendo o uso de pilhas alcalinas no controle remoto.

Publicado por CR Controle Remoto - ultima atualização em 2020.

Home / Porque não recomendo o uso de pilhas alcalinas no controle remoto.

Publicado por CR Controle Remoto - ultima atualização em 2019.

pilhas alcalinas

Pilhas alcalinas são as melhores em termos de durabilidade de carga. São pilhas de alta performance e seu uso é recomendado para os mais diversos tipos de aparelhos eletrônicos. Entretanto, usar esse tipo de pilha em um controle remoto tem causado certa "dor de cabeça" aos usuários, por conta dos constantes “vazamentos” do material alcalino da pilha para dentro do controle remoto causando oxidação nos componentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas por que isto acontece no controle remoto?

O controle remoto é um aparelho que – ao inserir as pilhas nele - fica constantemente ligado, ou seja, em standby, aguardando algum comando, enviando sinal para o aparelho que controla toda vez que algum de seus botões é acionado.

Ficar ligado 24 horas por dia aquece as pilhas.

Como a maioria dos controles utiliza duas pilhas na alimentação, ao longo do tempo de uso ocorre o esgotamento da carga devido a constante troca de elétrons e a oxidação dos materiais que compõe a pilha – essa oxidação causa o aumento da pressão interna acelerando o processo químico aquecendo mais a pilha, forçando o rompimento de seu invólucro vazando material alcalino para dentro do controle.

Vazamento do líquido alcalino das pilhas destroi controle remoto. Mesmo com uma pilha de uma marca famosa

Por que as pilhas alcalinas vazam tanto?

Por causa do acúmulo de gás hidrogênio, que é inflamável. Com o passar do tempo, os componentes químicos formam naturalmente esse gás, que se armazena dentro da pilha e pode entrar em combustão devido a uma série de fatores. O estouro de uma pilha AA é teoricamente inofensivo, mas há relatos de pessoas que se machucaram com baterias maiores, como as de laptops.

Pilhas comuns, quando estouram, soltam um líquido marrom, que é a mistura dos metais na parte interna. Já as alcalinas soltam um pó branco. Nos dois casos, elas não podem ser utilizadas novamente.

Pilhas secas e pilhas alcalinas

Leia aqui das diferenças entre os tipos de pilhas seca e alcalina.

Pilhas alcalinas energizer vazou no controle remoto oxidando a mola do suporte.

OBS: Constatamos que todas as marcas de pilhas alcalinas quando utilizadas no controle remoto acabam vazando seus componentes quimicos para dentro do controle. Ou estouram, ou contaminam o suporte com um pó branco ou oxidam rapidamente o metal das molas e conectores do suporte das pilhas (o aspecto marrom da foto acima).

O recomendado é a troca das pilhas de seis em seis meses para evitar o dano causado pelo vazamento.

Vídeo com dicas: Por que pilhas alcalinas vazam no controle remoto?

As diferenças:

As pilhas comuns ou pilhas secas são mais indicadas para equipamentos que requerem descargas leves e contínuas, como controle remoto, relógio de parede, rádio portátil e brinquedos. Já as pilhas alcalinas dispõem de 50 a 100% a mais de energia que uma pilha comum do mesmo tamanho, sendo indicadas para equipamentos que exigem descargas rápidas e mais intensas, tais como rádios, tocadores de CD/DVD, MP3 portáteis, lanternas, câmeras fotográficas digitais etc. Para identificar se a pilha é ou não alcalina verifique na embalagem e no corpo da própria pilha. Você encontrará escrito: Alkaline, ou Alcaline, ou Alcalina, dependendo da marca. Vários fabricantes utilizam as três expressões.

Pilhas secas e pilhas alcalinas

Nossa recomendação para uso em controle remoto, é de pilhas secas. A Panasonic azul se mostrou a com menor indice de vazamentos, cerca de 1% dos controles – Vale ressaltar que nesses casos houve um longo período sem uso do controle remoto.

Recomendo o uso de pilhas comuns.

Raramente, pilhas comuns ocasionam este defeito. Não existe a obrigação de usar pilha alcalina no controle remoto. Você pode usar pilhas comuns pois o resultado será o mesmo. A diferença é que a pilha comum esgotará sua carga um pouco antes da pilha alcalina, com menos tempo para vazar dentro de seu controle remoto. Mas, cuidado, pilhas comuns também vazam. Verifique periódicamente o estados das pilhas do seu controle.

Não usem pilhas alcalinas em seus controles. Façam uso de pilhas comuns. Pilhas comuns esgotam sua carga e simplesmente param de funcionar, basta a troca por novas sem prejuízo de oxidação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja algumas imagens:

Placa do controle remoto de ar LG corroída pelo ácido das pilhas

Acima a placa de um controle de ar condicionado LG, de parede, que chegou em nossa oficina para reparo. O dono não percebeu que as pilhas haviam vazado no compartimento.

A principio não imaginou que o defeito poderia ter sido causado pelo vazamento das pilhas, já que usava pilhas de marca famosa e a mais vendida do mercado.

Abaixo a imagem de outro controle remoto de ar condicionado, agora da marca Consul, que usava pilha alcalina de marca famosa e que vazou eletrólito para dentro da caixa, corroendo 40% das trilhas de cobre da placa de circuito impresso.

controle remoto Consul de ar condicionado com pilhas estouradas

O resultado foi a impossibilidade de reparo no controle remoto de ar condicionado Consul pois corroeu o teclado, 40% das trilhas do circuito impresso e danificou o CI processador das funções do ar fazendo-o entrar em curto. Prejuízo para o cliente que se viu obrigado a comprar um controle remoto novo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O uso de pilhas recarregáveis

Pilhas recarregaveis

Para diminuir o prejuizo de defeitos como este, passe a usar pilhas recarregáveis em seu controle remoto. Este tipo de pilha tem um custo maior que as pilhas comuns ou alcalina mas seu uso se prolonga por anos, bastando para isso, sempre que a pilha acabar a carga, usar um carregador para que volte a funcionar plenamente.

Vídeo com dicas: Por que pilhas alcalinas vazam no controle remoto?


Por Redação
CR Controle Remoto

Publicidade

Inscreva-se no Canal

Publicidade

CR Controle Remoto - Todos os direitos reservados a CR Controle Remoto - CNPJ 28.960.709/0001-58