Inicio / Artigos

O defeito mais comum de acontecer no controle remoto vai assustar você!

Atualizado CR Controle Remoto - JANEIRO 2023

Vazamento das pilhas é de longe a maior causa de defeitos em controles remotos na atualidade. A campeã em vazamentos são as pilhas alcalinas.

É fato o aumento na quantidade de controles levados à nossa oficina para reparo. A causa em comum na maioria deles é o vazamento do material alcalino das pilhas para o interior da caixa do controle remoto. Esse material alcalino é altamente corrosivo e ataca os metais do circuito impresso ocasionando oxidação, danificando os componentes. A imagem abaixo serve como exemplo da destruição que o líquido da pilha alcalina causa na placa de circuito do controle remoto.

Nossa recomendação é o uso de pilhas comuns. Pilhas comuns são conhecidas tecnicamente como pilhas secas. Elas possuem menor quantidade de carga que as pilhas alcalinas por isso duram menos tempo, em contrapartida não vazam da mesma forma ao ponto de destruir a placa do controle remoto.

Placa de controle remoto totalmente oxidada pelo vazamento do material alcalino da pilha.

No caso do controle remoto da imagem não foi possível a recuperação pois toda a placa foi destruída pela oxidação.

Nem pilhas de marcas famosas escapam

Pilhas alcalinas são excelentes para todo tipo de aparelhos eletrônicos. Podemos utiliza-las em diversos equipamentos. Por exemplo: brinquedos, rádios portáteis, equipamentos portáteis entre outros. A maioria desses aparelhos possui chaves ou botões para ligar e desligar. No modo desligado a corrente que circulava no aparelho é interrompida. No controle remoto não acontece assim.

Ao serem inseridas pilhas em um controle remoto ele permanecerá ligado 24 horas, todos os dias, até que a carga das pilhas se esgote. E como já explicamos em outro artigo, onde respondo o porquê de não recomendar pilhas alcalinas para uso no controle remoto, com o passar do tempo, os componentes químicos do interior da pilha alcalina formarão naturalmente gás hidrogênio que se acumula no seu interior podendo entrar em combustão devido a uma série de fatores.

A circulação de eletricidade se deve a diferença de potencial (ddp). Mas esse mesmo ddp provoca o aquecimento das pilhas, como o processo é ininterrupto, pois o controle remoto permanece constantemente ligado, as pilhas não tem tempo para “esfriar” e este calor produz pequenas partículas do gás hidrogênio que se acumulam aumentando a pressão até o ponto de rompimento do invólucro de zinco do interior da pilha (polo negativo) e despejo de material alcalino para o interior do controle remoto.

Vazamento em um curto espaço de tempo

O estouro de uma pilha AA é teoricamente inofensivo, mas há relatos de pessoas que se machucaram com baterias maiores, como as de laptops. Pilhas comuns, quando estouram, soltam um líquido marrom, que é a mistura dos metais na parte interna. Já as alcalinas soltam um liquido que seca e se transforma em um pó branco.

Evite o contato com a pele nos dois casos.

O material alcalino ao vazar pode se apresentar de três formas: vapor, liquido (que ao secar tem a aparência de um pó branco - como o da foto acima), ou oxidação exagerada (ferrugem).

O material alcalino é atraído pelo cobre da placa de circuito impresso e pelo estanho das soldas se depositando sobre os componentes da placa de circuito impresso. O resultado é a oxidação e a corrosão dessas peças aumentando a resistência das trilhas fazendo o controle remoto parar de funcionar totalmente ou funcionar parcialmente.

Use pilhas recarregáveis

Para não ter seu controle remoto danificado verifique periodicamente o estado das pilhas. Troque sempre que perceber dificuldade nos comandos. Outra solução é o uso de pilhas recarregáveis.

Nossa recomendação é a troca imediata por pilhas recarregáveis. Este tipo de pilha não vaza e pode ser recarregada cerca de 1000 vezes. A vida útil de uma pilha dessas é de cerca de dois anos. Vale a pena trocar.

Importante: O uso de pilhas AA e AAA recarregáveis em controle remoto resulta em uma maior durabilidade deste equipamento.

Para saber mais sobre vazamento de pilhas alcalinas em controle remoto leia o artigo que publicamos recentemente em nosso blog. Porque não recomendo o uso de pilhas alcalinas no controle remoto

Mais acessados do site