Fale Conosco | Telefone: (21) 2450-3079 | Whatsapp: +55 21 974079824

Qual o defeito mais comum que pode ocorrer em um controle remoto hoje em dia?

Lembro quando um controle remoto chegava à nossa oficina sem funcionar um único botão. A causa, na maioria das vezes, eram peças danificadas, ou manta condutiva (borrachas dos botões) necessitando restauração ou defeitos corriqueiros que todo aparelho eletrônico está sujeito a apresentar pelo tempo de uso e manuseio exagerado.

Lembro de como eram resistentes e agüentavam a disputa no meio familiar onde havia até brigas pela posse do controle remoto. Naquela época existiam poucas marcas de aparelhos eletrônicos e tudo era fabricado no país de origem do aparelho. A qualidade desses controles remotos era excelente, e os equipamentos duravam muito tempo, funcionando perfeitamente.

Voltando a questão do titulo: Qual o defeito mais comum em um controle remoto?
A resposta é: Vazamento do líquido alcalino do interior das pilhas.

Pilhas de marcas famosas mas, produzidas na China

Com a globalização nunca se produziu tanto equipamento. Tudo isso para atender a demanda mundial. Por um lado foi uma evolução na maneira de se produzir visando baixar custos mas, por outro lado, foi um retrocesso no processo do controle de qualidade desses produtos que não acompanhou o crescimento das vendas atrelada à forte demanda mundial.

Hoje a causa maior de defeitos em um controle remoto é o vazamento do líquido alcalino das pilhas. As pilhas AA, e principalmente as AAA, vazam quando utilizadas em aparelhos em standbay (ex controle remoto). Posso dizer que 90% dos controles remotos entregues em nossa loja para serem consertados tem como causa principal o vazamento do líquido alcalino das pilhas.

Vazamento do líquido alcalino das pilhas destroi controle remoto. Mesmo com uma pilha de uma marca famosa
Mesmo as pilhas de marcas famosas não escapam de vazamentos - Imagem CR Controle Remoto

O que acontece no controle remoto que faz com que as pilhas vazem tem um curto espaço de tempo?

Podemos perceber que os controles remotos aumentaram de tamanho e, que a grande maioria faz uso de pilhas AAA (pilhas palito). Placas maiores necessitam de maior quantidade de energia elétrica. Essa energia eletrica precisa percorrer toda a extensão de placa para que o controle remoto funcione perfeitamente. Nota-se um aumento de consumo nos modelos mais recentes, pois as pilhas esgotam sua carga em pouco tempo de uso, coisa que não acontecia nos antigos controles remotos que mencionei no inicio deste texto.

Como um controle remoto é um circuito elétrico, podemos afirmar que gere, em seu funcionamento constante (standby), certo aquecimento em seu processador de funções exigindo das pilhas maior quantidade de energia.

Vazamentos

O desgaste precoce gera aquecimento no CI processador que por sua vez aquece as pilhas. O que vem a seguir não é nada bom. A própria placa do controle remoto passa a funcionar como uma espécie de “curto” aquecendo ainda mais as pilhas. Mas calma, não é nada que possa causar danos a um ser humano, mas é suficiente para iniciar um processo de deteriorização do interior das pilhas. Leia neste artigo mais sobre este assunto: Porque não recomendo pilhas alcalinas no controle remoto

Dependendo do tipo de isolamento utilizado na fabricação desse componente o material alcalino vaza de seu interior de três formas: vapor, liquido, que ao secar tem a aparência de um pó branco (como o da foto acima), ou oxidação exagerada (ferrugem visivel).

O material alcalino é atraído pelo cobre da placa de circuito impresso e pelo estanho das soldas se depositando sobre, e ao redor, dos componentes da placa de circuito impresso do controle remoto. O resultado é a oxidação e a corrosão dessas peças aumentando a resistência das trilhas fazendo o controle remoto parar de funcionar.

Use pilhas recarregáveis

Para não ter seu controle remoto danificado verifique periodicamente o estado das pilhas. Troque sempre que perceber dificuldade nos comandos. Outra solução é o uso de pilhas recarregáveis.

Pilhas recarregaveis AAA para controle remoto e telefones sem fio da marca Elgin

Nossa recomendação é a troca imediata por pilhas recarregáveis. Este tipo de pilha não vaza e pode ser recarregada cerca de 1000 vezes. A vida útil de uma pilha dessas é de cerca de dois anos. Vale a pena trocar.

Importante: O uso de pilhas AA e AAA recarregáveis em controle remoto resulta em uma maior durabilidade deste equipamento. Para saber mais sobre vazamento de pilhas alcalinas em controle remoto leia o artigo que publicamos recentemente em nosso blog. Porque não recomendo o uso de pilhas alcalinas no controle remoto

Publicidade

Marcas + Procuradas

MARCAS MARCAS