BLOG | FALE CONOSCO | TELEFONE FIXO: 21 2450-3079 | WHATSAPP: +55 21 974079824

Como se prevenir do defeito mais comum que pode acontecer no seu controle remoto.

Lembro quando um controle remoto chegava à nossa oficina sem funcionar um único botão. A causa, na maioria das vezes, eram peças danificadas, ou manta condutiva (borrachas dos botões) necessitando restauração ou defeitos corriqueiros que todo aparelho eletrônico está sujeito a apresentar pelo tempo de uso e manuseio exagerado.

Lembro de como eram resistentes e agüentavam a disputa no meio familiar onde havia até brigas pela posse do controle remoto. Naquela época existiam poucas marcas de aparelhos eletrônicos e tudo era fabricado no país de origem do aparelho. A qualidade desses controles remotos era excelente, e os equipamentos duravam muito tempo, funcionando perfeitamente.

Voltando a questão do titulo: Qual o defeito mais comum em um controle remoto?
A resposta é: Vazamento do ácido das pilhas.

Pilhas de marcas famosas produzidas na China

Com a globalização nunca se produziu tanto equipamento. Tudo isso para atender a demanda mundial. Por um lado foi uma evolução na maneira de se produzir visando baixar custos mas, por outro lado, foi um retrocesso no controle de qualidade dos produtos que não acompanhou o crescimento das vendas atrelada a forte demanda mundial.

Hoje o que mais causa defeitos em um controle remoto é o vazamento do ácido das pilhas. As pilhas AA, e principalmente as AAA, vazam assustadoramente. Posso dizer que 90% dos controles remotos entregues em nossa loja para serem consertados tem como causa principal o vazamento do ácido das pilhas.

Vazamento do ácido das pilhas destroi controle remoto. Mesmo com uma pilha de uma marca famosa
Mesmo as pilhas de marcas famosas não escapam de vazamentos - Imagem CR Controle Remoto

O que acontece no controle remoto que faz com que as pilhas vazem ácido tão facilmente?

Podemos perceber que os controles remotos aumentaram de tamanho e, que a grande maioria faz uso de pilhas AAA (pilhas palito). Placas maiores necessitam de maior quantidade de energia elétrica. Essa energia eletrica precisa percorrer toda a extensão de placa para que o controle remoto funcione perfeitamente. Nota-se, claramente, um aumento de consumo nos modelos mais recentes, pois as pilhas esgotam sua carga em pouco tempo de uso, coisa que não acontecia nos antigos controles remotos que mencionei no inicio deste texto.

Como um controle remoto é um circuito eletrico, podemos afirmar que gere, em seu funcionamento constante (standby), certo aquecimento em seu processador de funções exigindo das pilhas maior quantidade de energia.

Vazamentos

O desgaste precoce gera aquecimento no CI processador que por sua vez aquece as pilhas. O que vem a seguir não é nada bom. A própria placa do controle remoto passa a funcionar como uma espécie de “curto” aquecendo ainda mais as pilhas.

Dependendo do tipo de isolamento utilizado na fabricação desse componente o ácido vaza de seu interior de três formas: vapor, liquido que ao secar tem a aparência de um pó branco (como o da foto acima).

O ácido é atraído pelo cobre da placa de circuito impresso e pelo estanho das soldas e se deposita sobre, e ao redor, dos componentes da placa de circuito impresso do controle remoto. O resultado é a oxidação e a corrosão dessas peças aumentando a resistência das trilhas fazendo o controle remoto parar de funcionar.

Use pilhas recarregáveis

Para não ter seu controle remoto danificado verifique periodicamente o estado das pilhas. Troque sempre que perceber dificuldade nos comandos. Outra solução é o uso de pilhas recarregáveis.

Pilhas recarregaveis AAA para controle remoto e telefones sem fio da marca Elgin

Nossa recomendação é a troca imediata por pilhas recarregáveis. Este tipo de pilha não vaza e pode ser recarregada cerca de 1000 vezes. Eu mesmo só uso pilhas recarregáveis em meus controles remotos. A vida útil de uma pilha dessas é de cerca de dois anos. Vale a pena trocar.

Importante: Caso não deseje utilizar pilhas recarregáveis e optar por pilhas alcalinas evite o uso das pilhas da marca Duracell provenientes na China. Elas vazam constantemente. Não quero dizer com isso que as outras marcas não apresentem defeito parecido, mas não causam tanto estrago como as da marca Duracell.

facebooktwitterpinterestyoutubeblogger

Hospedagem Wordpress

Hospedagem de sites

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Mapa do Site - Politica de Privacidade. Template CR Controle Remoto.